- 17 de março de 2022
- Posted by: brigida.morais@pj.gov.cv
- Category: Notícias
O Diretor da Polícia Judiciária, Ricardo Gonçalves, reuniu-se no dia 15 março, com a Equipa de Assistência Técnica (EAT) ao Projeto de Apoio à Segurança Marítima Integrada da África Ocidental (SWAIMS).
O objetivo principal do encontro foi apresentar o projeto SWAIMS, sua equipa e os objetivos da missão em Cabo Verde, com vista ao combate dos crimes marítimos nas águas cabo-verdianas.
A equipa que presidiu o encontro foi composta pelo Dr. Axel Klein – Chefe da EAT/ SWAIMS e Comandante Rui Amado – Assessor para a Segurança Marítima da EAT / SWAIMS.
Vários pontos foram abordados no encontro. A equipa quis saber quais são os principais desafios que se colocam à Polícia Judiciária ao nível da segurança marítima, tendo o Diretor Nacional avançado várias, sendo de destacar, a necessidade de maior fluidez de informação como o caso de uma espécie de Janela Única Portuária (JUP), a necessidade de treinamento do pessoal da PJ à nível de recolha e preservação de provas no alto mar, a necessidade de obtenção de equipamentos e softwares que permitam à PJ fazer operações independentes, entre outros.
O Apoio à Segurança Marítima Integrada da Africa Ocidental (SWAIMS) é um projeto multicomponente de 28 milhões de Euros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), financiado pela União Europeia (UE).
O Projeto SWAIMS compreende vários componentes interligados que tratam, respetivamente, de: vigilância marítima, aplicação da lei marítima, governança marítima e integração mais próxima de diferentes atores, incluindo a sociedade civil e setor comercial privado.