- 28 de abril de 2022
- Posted by: brigida.morais@pj.gov.cv
- Category: Notícias
O Diretor Nacional da Polícia Judiciária, Dr. Ricardo Gonçalves recebeu, esta tarde, em visita às Instalações da Polícia Judiciária de Cabo Verde na cidade da Praia, o Embaixador da França em Cabo Verde, Dr. Olivier Serot Almeras, acompanhado do Adjunto da Embaixada Francesa, Dr. Augustin Gourlet Berger numa visita que teve como objetivo conhecer a instituição.
No âmbito de uma reunião, onde estiveram presentes as chefias das secções da PJ, foram abordados pontos pertinentes como a cooperação entre a Polícia Judiciária de Cabo Verde e a Polícia Nacional Francesa que também engloba a Polícia Judiciária.
O Coordenador do DAIC, Dr. Natal Prado, em apanhado geral, frisou que a cooperação entre as duas instituições tem sido muito profícua, com grande enfoque nos anos de 1997 ao ano de 2011, com apoio em termos de formação no que toca ao setor de segurança, alem de várias ações em termos de assistência técnica, que foi muito facilitada pela presença dos oficiais de ligação franceses colocados no país ou mesmo em Dakar – Senegal, mas com jurisdição para Cabo Verde.
Atualmente, o desejo da PJ é reativar esta cooperação tendo em vista novos desafios, pontuou o Diretor Nacional da PJ.
Para o mês de maio, as duas entidades têm em preparação duas formações, uma em “Técnicas de Investigação” e outra em “Busca em embarcações”, no âmbito do Projeto de Cooperação Portuária – SEACOP V.
Para o Diretor Ricardo Gonçalves, estas formações são ações de extrema importância e que da parte da PJ, tudo vai-se fazer para elevar a outro patamar esta bela relação entre Cabo Verde e França, que se coloca como um antigo parceiro de qualidade.
Ainda foi mencionado pelo Diretor Nacional da PJ, que a instituição não somente está aberta para receber apoios, mas que está também sempre disponível para retribuir no que for possível.
Perante estas palavras, o embaixador Dr. Olivier Almeras, agradeceu a PJ pela oportunidade, demostrando-se honrado com o convite, permitindo-lhe conhecer de perto as estruturas e o modo de trabalho da instituição, além de esperar que se reforce ainda mais esta cooperação.
Por seu turno, o Adjunto da Embaixada Francesa, Dr. Augustin Berger, afirmou que a cooperação entre a PJ e a França é muito forte já que o país se encontra geograficamente bem localizado para o combate ao tráfico de drogas. Realçou que é fácil ajudar Cabo Verde e, propriamente dito, a Polícia Judiciária, já que não dispõe de um número de efetivos tão grande, o que não acarreta custos avultados.
O Adjunto justificou também, o afastamento que se observou por parte da cooperação francesa em termos de ajuda, já que não dispõe de muitos meios como anteriormente, mas, com a apresentação de projetos reais por parte da PJ agora, poderão saber em quê e como podem ajudar, pedindo ainda que estas propostas fossem enviadas para análise, ajuntou.
Na sequência, foi ainda apresentado alguns projetos de interesse da PJ ao Embaixador Francês, perspetivando apoio numa possível implementação.
Os visitantes tiveram a oportunidade ainda de conhecerem o Laboratório da Polícia Científico, como são feitos os procedimentos biológicos, análises de vestígios, além de efetuado uma visita a Polícia Técnica, e ao Gabinete da Interpol.