- 16 de setembro de 2022
- Posted by: brigida.morais@pj.gov.cv
- Category: Notícias
O Diretor da Polícia Judiciária, Dr. Ricardo Gonçalves recebeu, em visita de cortesia, na quarta-feira, 14 de setembro, a nova Embaixadora do Reino da Espanha em Cabo Verde, Dra. Ana Paredes Prieto que esteve acompanhada do Oficial de Ligação da Guardia Civil do Reino da Espanha, Dr. Marco Figueiroa.
A visita teve lugar nas instalações da Polícia Judiciária onde estiveram presentes, ainda, o Diretor Central de Investigação Criminal da PJ, Dr. Euclides Mascarenhas e o Diretor de Gabinete de Cooperação Internacional, Dr. Natal Prado.
Com base no memorando de entendimento que está em vigor entre a Guardia Civil do Reino da Espanha e a Polícia Judiciária e que foi prorrogada, existe a previsão da realização de ações de formação para o ano de 2023, como abordado no encontro.
A cooperação entre Cabo Verde e Espanha no campo da segurança e especificamente com a Polícia Judiciária, incrementou-se nos anos 2000 com foco em matéria de formação.
Foi destacado pelo DNPJ, Dr. Ricardo Gonçalves, a importância da cooperação com a Guardia Civil Espanhola e outros parceiros internacionais no que toca ao reforço do patrulhamento via marítimo.
É fundamental, na visão do Diretor Nacional da PJ que haja sempre o foco no controlo do tráfico de drogas por via marítima, fazendo referência ao Projeto SEACOP, do qual a PJ faz parte.
Um outro ponto abordado na reunião tem a ver com a cibercriminalidade. Ao longo dos anos, a Polícia Científica tem trabalhado com afinco em questões relacionadas com o Gabinete de Combate ao Cibercrime, e neste sentido, a PJ deseja obter apoio da Espanha para engrandecer as ações nesta matéria.
Também a área de Biologia foi tema de assunto, relembrando que recentemente 2 (dois) técnicos do Laboratório de Polícia Científica (LPC) deslocaram-se à Espanha para participarem de uma ação de formação no domínio da genética forense e que, brevemente, mais 2 (dois) técnicos da mesma área irão vão frequentar mais uma fase deste curso. Posto isso, ficou realçado para o próximo ano, estão previstos a realização de várias outras formações.
Fazendo uso da palavra, a Embaixadora do Reino da Espanha, Ana Paredes Prieto, enalteceu a cooperação de longa data entre a PJ e a Guardia Civil Espanhola, realçando que a intensificação da cooperação em vários âmbitos com a instituição é do interesse da Espanha e que a ideia de enviar peritos para Cabo Verde para ministrar formações é de grande valia e uma atitude da parte da PJ que muito os agrada.
O Diretor Nacional da Polícia Judiciária, aproveitou o ensejo para louvar a pronta disponibilidade das entidades Espanholas em sempre colaborar com o país e, especificamente, com a Polícia Judiciária, augurando os melhores sucessos na missão à nova Embaixadora, em Cabo Verde.
Pelo fato do atual oficial estar no final da sua missão a PJ, através do seu Diretor Nacional, almeja que haja continuação de relações frutíferas com o futuro oficial de ligação e, na mesma linha, augurou os maiores sucessos ao Dr. Marco Figueiroa que tanto tem apoiado a PJ e demonstrado a sua disponibilidade para efetivação desta forte cooperação.
Finalizando o encontro, o Diretor Nacional agradeceu a visita da Sra. Embaixadora do Reino da Espanha e igualmente o Oficial de Ligação da Guardia Civil do Reino da Espanha.