- 9 de fevereiro de 2023
- Posted by: brigida.morais@pj.gov.cv
- Category: Notícias
A Polícia Judiciária (PJ) e a Polícia Nacional (PN) no âmbito de uma megaoperação realizada na manhã desta quinta-feira, 09 de fevereiro no bairro de Achada Santo António, mais precisamente Brasil e Achada Cima, efetuaram a detenção de 34 (trinta e quatro) indivíduos, fora flagrante delito, todos do sexo masculino. No mesmo âmbito, foram efetuadas detenções em flagrante delito de 05 (cinco) indivíduos entre elas 01 (um) do sexo feminino, totalizando 39 (trinta e nove) detenções nesta operação.
De informações avançadas esta tarde em conferência de imprensa no Centro de Comando da Polícia Nacional pelo Diretor Central de Investigação Criminal da Policia Judiciária, Dr. Euclides Mascarenhas, foi realçada que destas detenções em flagrante delito, foram ainda encontrados indivíduos na posse pequenas doses de cocaína, haxixe e canábis.
Nesta megaoperação foram detidos indivíduos acusados da pratica de 1 (um) crime de quadrilha ou bando, 20 (vinte) crimes de Homicídio agravado na sua forma tentada, 50 (cinquenta) crimes de Roubo agravado, 06 (seis) crimes de Dano, 10 (dez) crimes de Ameaça de morte e 30 (trinta) crimes de arma, crimes identificados desde o ano de 2014 até a presente data, avançou na ocasião a mesma fonte.
Ainda foram apreendidos, pontuou, pequenos objetos nomeadamente, telemóveis, tablets, televisão, e outros objetos que se presumem ser de proveniência criminosa.
Da Parte da Polícia Nacional, o Diretor Adjunto da Direção Central de Investigação Criminal da Polícia Nacional, Comandante Roberto Lima, presente na conferência de Imprensa avançou que a operação envolveu cerca de 370 efetivos da PJ e PN no total, numa operação que teve a duração de cerca de quatro horas.
A força policial estava preparada para esta operação, afirmou o Comandante da PN, realçando que esta cooperação entre as forças de segurança facilitou muito as ações no terreno.
O Comandante Roberto Lima explicou que a PN e a PJ têm vindo a trabalhar conjuntamente em várias situações de investigação e neste caso particularmente, os meios humano e materiais foram partilhados para uma melhor organização.
Da parte da PN estiveram envolvidas 14 viaturas e da parte da PJ mais de 10 viaturas nesta operação, avançou ainda o Comandante Roberto Lima.
A operação, pelos resultados alcançados, pontuou o Comandante Roberto Lima, foi positiva, já que esse era o objetivo principal.
De realçar que a equipa conjunta foi criada no âmbito de um despacho do Procuradoria Geral da República no sentido de combater a criminalidade violenta na cidade da Praia.
Dr. Euclides Mascarenhas avançou na ocasião, que a ideia é prosseguir com estes tipos de ações já que o objetivo da megaoperação conjunta era de deter indivíduos que têm estado a praticar crimes de natureza Patrimonial e de Crimes contra Pessoas na capital do país.
Ainda o mesmo interlocutor avançou que com essa operação, a PN e PJ desejam transmitir uma mensagem de tranquilidade à sociedade cabo-verdiana e também mensagem positiva que os dois órgãos da policia criminal devem trabalhar de mãos dadas, pois está-se a combater a mesma causa, a criminalidade.