A Polícia Judiciária, através do seu Diretor Nacional, Dr. Ricardo Gonçalves recebeu em reunião na tarde desta sexta-feira, 03 de junho, o Oficial para Assuntos Exteriores dos Estados Unidos da América, Jack Stejkal acompanhado de Adam Pearlman e Diva Miranda da Embaixada dos EUA em Cabo Verde.
O encontro teve por objetivo conhecer as necessidades atuais da Polícia Judiciária em várias áreas para um possível apoio por parte dos EUA.
Foi apresentado durante a referida reunião, a visão e os desafios dos vários setores desta Polícia, efetuado pelos elementos da PJ presentes na reunião a saber, o Diretor Central de Investigação Criminal da PJ, Dr. Euclides Mascarenhas, o Chefe da Sessão Central de Investigação de Tráfico de Estupefacientes e Crime Organizado(SCITECO) e Inspetor Chefe, Joel Barros, o Chefe do Núcleo do Laboratório da Polícia Criminal, Dr. Claudino Xavier e a Especialista do Laboratório da Polícia Criminal, Sandrine de Pina.
Para o Diretor Nacional, Ricardo Gonçalves, atualmente, os desafios e ou preocupações desta polícia prendem-se no laboratório da Polícia Científica (LPC) e nas várias vertentes da investigação criminal, onde foram elencadas, várias necessidades para estes setores.
Da parte dos EUA, Jack Stejkal avançou na ocasião que tinha o desejo de visitar as instalações da PJ e ter este encontro para se familiarizar com os desafios atuais desta polícia.
Por sua vez, o Diretor Nacional da PJ avançou que foi muito importante a realização do encontro pois, “as necessidades são enormes e as condições são poucas, mas a PJ de Cabo Verde sabe o que quer e com isso, pode-se fazer a diferença pois uma Polícia Judiciária sem um bom laboratório, não é uma boa Polícia Cientifica”, concluiu.
Ainda no âmbito deste encontro, a comitiva dos EUA teve a oportunidade de efetuar uma visita ao Laboratório da Polícia Criminal.