O Diretor Nacional da Polícia Judiciária, Manuel António Livramento Da Lomba, presidiu nesta quinta-feira, 8 de agosto, na cidade da Praia, a cerimónia de abertura de uma formação subordinada ao tema “Gestão do Local de Crime e Inspeção Judiciária”.
No seu discurso Da Lomba dirigiu-se aos presentes relembrando a importância dessa formação que objetiva trabalhar e aprofundar as competências técnicas de identificação e preservação das evidências no local do crime bem como as metodologias e protocolos praticados na recolha das provas, entre as várias ferramentas que serão desenvolvidas no decorrer desta formação de análise forense.
Da Lomba realça a sua satisfação em estar presente na abertura desta formação realçando o mesmo que a “Gestão do Local do Crime” é uma componente importante que o ajudou muito no desempenho das funções como Procurador da República, razão pela qual a importância desta matéria fez estampa no seu discurso de tomada de posse como DNPJ.
O mesmo defende que numa boa investigação criminal, a Gestão do Local do Crime é fundamental para a ciência forense, isto porque ganha-se tempo e economizam-se os recursos, contribuindo assim para a descoberta da verdade dos factos de formas célere, eficaz e eficiente.
“Trata-se de um trabalho que exige comunicação, articulação e colaboração entre a Polícia Nacional, a Polícia Judiciária e uma forte coordenação do Ministério Público como titular da ação penal. Por isso é crucial e fundamental que seja ministrada e continuada essa formação que consta do plano de atividades desta direção”, acrescenta o DNPJ.
Cerca de 25 formandos estão contemplados na referida formação entre este pessoal da Polícia Judiciária, sobretudo os afetos a SICCP – Secção de Investigação de Crimes Contra Pessoas, 02 Inspetores das diversas brigadas da PJ, agentes da Polícia Nacional,1 Magistrado Judicial, 1 Magistrado do Ministério Público, 1 elemento do corpo de Bombeiros, 1 Perito do INML-CF e 1 técnico da casa mortuária.
Esta formação, que decorre na sala de Formação da Polícia Judiciária, em Achada Grande Frente, conta com uma carga horária de 30 horas distribuída em uma semana, contando assim com o seu término no dia 14 de agosto.