O Diretor Nacional da Polícia Judiciária (DNPJ), António Sousa, conferiu posse, no passado dia 26 de março, na cidade da Praia, a 49 dos 55 novos inspetores da Polícia Judiciária, numa cerimónia interna. Outros seis inspetores, foram empossados, na passada sexta-feira, 05 de abril, em São Vicente, igualmente pelo DNPJ.
Durante as cerimónias, a representante dos empossados, Ivandra de Brito, manifestou, em nome do grupo, a sua satisfação em fazer parte de uma instituição tão nobre quanto a Polícia Judiciária, comprometendo-se a tudo fazer para ajudar a elevar o nome desta força policial.
O diretor do curso e diretor do Centro de Formação da Polícia Judiciária, Euclides Mascarenhas, por seu turno, deu as boas vindas aos novos inspetores, destacando a grande mais valia que seu ingresso representa para a Polícia Judiciária.
Já a Diretora Nacional Adjunta, Jacqueline Semedo, chamou a atenção dos novos inspetores, incitando-os a ter sempre por base a ética e o comprometimento, dois pilares fundamentais para o exercício desta profissão.
Por sua vez, o Diretor Nacional da Polícia Judiciária, felicitou a equipa, destacando a entrega e envolvimento dos mesmos durante os períodos de formação e estágios, méritos traduzidos nas avaliações finais que, conforme aquele responsável, estiveram acima da média.
“Isto demonstra claramente que estão capacitados e isso coloca-vos uma pressão de, agora em diante, demonstrarem, na prática, que estão devidamente capacitados, para ajudar a PJ no combate à criminalidade, sobretudo a criminalidade organizada nacional e transnacional”, disse António Sousa.
O Diretor Nacional da Polícia Judiciária, exortou, ainda, os novos inspetores a estarem “atentos” e nunca desviarem da causa que escolheram abraçar, isto é, “defender o interesse público” e sobretudo garantirem a segurança e a paz públicas.
Após um período de formação de seis meses e estágio de nove meses, a Polícia Judiciária passa a contar, com 55 novos efetivos no seu corpo de Investigação Criminal.