O Diretor Nacional da Polícia Judiciária, António Sousa, conferiu posse, na manhã desta quinta-feira, 15, em São Vicente, ao novo Diretor do Departamento de Investigação Criminal do Mindelo (DICM), Elton Santos, numa cerimónia interna, que aconteceu no Anfiteatro do Liceu Ludgero Lima, na qual estiveram presentes, ainda, o Diretor do Departamento dos Recursos Humanos, Financeiro e Patrimonial (DDRHFP) e os funcionários de investigação e de apoio à investigação criminal da Polícia Judiciária na ilha.
Elton Santos, Coordenador de Investigação Criminal, substitui Anduleto Ribeiro, coordenador hoje em reforma, que dirigiu a instituição, na ilha de São Vicente, de 2017 à agosto de 2020.
Durante o seu discurso, o Diretor Nacional, António Sousa, felicitou o empossado, desejando-lhe sucessos no cumprimento da missão, não sem antes agradecer os diretores antecedentes pelo trabalho feito “ao longo destes anos todos”, em particular ao último diretor, Anduleto Ribeiro, “pela confiança que depositou na atual direção, fazendo o trabalho que era possível fazer, nas condições possíveis”.
“Felicitar-lhe, ainda, pelo brilhante percurso, enquanto funcionário da Polícia Judiciária, alguém que iniciou na carreira de investigação criminal no cargo de agente e que hoje é coordenador de investigação criminal”, disse o Diretor Nacional, perante o que considerou ser “motivo de orgulho” e de “exemplo” para todos os presentes, que sabem que é possível ascender nos cargos, sendo preciso, para tal, “coragem, determinação, disciplina, e sentimento de Estado no cargo, ao serviços das pessoas e da nossa comunidade”.
“A nomeação ao cargo do Dr. Elton Santos, não foi por acaso, foi pela sua forma de estar, pelo seu brio profissional e pelo comprometimento à causa pública. É um exemplo de superação, sendo certo que vai cumprir a sua missão com o mesmo vigor, com a mesma determinação e profissionalismo que sempre colocou no exercício das suas funções”, prosseguiu aquele responsável.
O Diretor Nacional, exortou o novo Diretor do DICM, “conhecedor da realidade da ilha” que é, a “centrar-se” naquilo que é o objeto desta polícia, que é a “prevenção e combate ao crime organizado e transnacional, sem descorar os crimes de foro domésticos”, que também afetam o dia a dia dos Mindelenses, e de Cabo Verde, no geral.
Na sua intervenção, o empossado, que até então dirigia uma secção de investigação criminal na Direção Central de Investigação Criminal, na cidade da Praia, agradeceu o Diretor Nacional “pela confiança”, por ter permitido reintegrar nesta “maravilhosa equipa” e regressar a casa, na qualidade de Diretor do Departamento de Investigação Criminal do Mindelo. “Reitero a minha lealdade e disponibilidade para fazer o melhor para este departamento e para a PJ no seu todo”, assegurou Elton Santos, que prometeu tudo fazer para elevar mais o nome da Polícia Judiciária, enquanto representante da instituição na ilha de São Vicente.