O Diretor Nacional da Polícia Judiciária, Ricardo Monteiro Gonçalves, realizou, entre os dias 02 e 05 de outubro, uma missão de trabalho à ilha da Boa Vista, no qual se fez acompanhar do Diretor Central de Investigação Criminal, André Semedo.
Nessa visita de três dias, Ricardo Monteiro Gonçalves quis tomar pulso do funcionamento do Departamento de Investigação Criminal da Boa Vista (DICBV), auscultar os funcionários e fortalecer as relações com instituições parceiras na ilha.
A agenda de trabalhos foi marcada por visitas à Câmara Municipal da Boa Vista, ao Comando Regional da Polícia Nacional, à Procuradoria e Tribunal da Comarca da Boa Vista, tendo ainda sido registado um encontro com o Delegado de Saúde local.
Após uma visita guiada às instalações, o Diretor Nacional reuniu-se, ainda no primeiro dia, com os inspetores e seguranças do DICBV. Da reunião com os funcionários, a quem chamou de “espinha dorsal” da investigação criminal, Ricardo Monteiro Gonçalves recolheu importantes subsídios e prometeu, juntamente com o DCIC, André Semedo, traçar estratégias que elevem a qualidade do trabalho da PJ, e reavivar o sentimento de valorização na classe.
Com a Câmara Municipal, o DNPJ tratou de assuntos de interesse comum, tendo ficado a autarquia com o compromisso de, entre outros, facultar à PJ um mapa georreferenciado, tendo em vista um melhor controlo da ilha, em razão da vulnerabilidade da costa. O controlo da costa marítima, aliás, foi um dos temas tratados com a Polícia Nacional que também se mostra empenhada em travar atividades ilícitas cuja entrada possa ser facilitada pela larga extensão da mesma nessa ilha.
Com as demais entidades parceiras, O DNPJ e o DCIC trocaram boas impressões e comprometeram-se a continuar a trabalhar juntos a bem da justiça.