No âmbito de uma visita da delegação da Seaport Cooperation Project – Fase V (Projeto de Cooperação Portuária – fase V) SEACOP V, foi realizado esta tarde nas instalações da Polícia Judiciária na cidade da Praia, uma reunião com os representantes do projeto que contribui para a luta contra o tráfico marítimo ilícito nos países e regiões visados da Africa Ocidental, Caraíbas e América Latina assim como para as redes criminosas associadas.
A reunião desta tarde serviu para reforçar a cooperação internacional no campo do tráfico ilícito marítimo.
Participaram desta reunião, autoridades nacionais como o Diretor Nacional da Polícia Judiciária como ponto focal do SEACOP V, o Diretor Central de Investigação Criminal da PJ, o Comandante da Polícia Marítima, o representante da COSMAR, o representante da Polícia Nacional, o representante da Guarda Costeira, além do representante da União Europeia e o Coordenador do Projeto SEACOP V.
Do encontro, ficou assente que os portos e as zonas costeiras constituem áreas privilegiadas onde os controlos podem ser postos em prática nas melhores condições, já que o projeto SEACOP V prevê trazer apoio às autoridades responsáveis por esses controlos.
Foi discutido na ocasião, os aspetos no âmbito de um memorando de acordo que vai ser assinado entre a Expertise France e o Governo de Cabo Verde.
Os participantes desta reunião, realçaram a importância da cooperação internacional para o combate ao tráfico ilícito de drogas, principalmente, ao nível marítimo e a boa cooperação que deverá existir entre as entidades envolvidas neste processo.
Estas mesmas entidades ligadas ao Projeto SEACOP V informaram ainda aos presentes na reunião, das ações de treinamento que vão ter lugar no mês maio do ano corrente.
A recomendação feita no âmbito desta reunião é que o pessoal participante neste treino passe por um processo de verificação de segurança, além de ser disponibilizado os equipamentos para operações de busca nos navios, contentores e no que toca a uma abordagem no alto mar.