A cidade da Praia acolhe de hoje, 09 de maio até o próximo dia 13, uma formação baseada em “Técnicas de Investigação” promovida pela Embaixada da França em Cabo Verde, destinada à quinze inspetores da Polícia Judiciária de Cabo Verde.
O Diretor Nacional da Polícia Judiciária, Dr. Ricardo Gonçalves, em considerações traçadas no ato de abertura, afirmou que esta ação em “Técnicas de Investigação” é uma grande oportunidade que os inspetores da PJ estão a receber, configurando-se um capítulo extremamente importante no contexto do tráfico de droga.
Ricardo Gonçalves apontou ainda que a Polícia Judiciária se diferencia das outras instituições do género, exatamente pela capacidade de investigação, com base na cooperação de excelência de há longa data, existente entre esta Polícia e a Cooperação Francesa.
Esta formação apresenta-se como um encontro de aprendizagem e troca de experiência entre os participantes, realçou ainda o mesmo interlocutor.
O Diretor Nacional afirma ainda que os formandos devem retirar o máximo possível de aprendizagem desta formação para posterior partilha com os colegas dos vários departamentos, pois adjunta, só assim pode-se colher vantagens do ponto de vista investigativo.
Esta ação conta com a participação de quinze inspetores da Polícia Judiciária e como formador, o Capitão Hervé Blaise, Oficial de Ligação para os Assuntos Ligados ao Tráfico de Drogas e Estupefacientes, baseado na Embaixada de França em Dakar.
A presente formação é realizada numa vertente teórico/prática, tendo por base a apresentação do fenómeno global do narcotráfico, apresentação de um caso real através de exercícios no terreno, além da utilização do aplicativo de seguimento por geolocalização.
Ainda no âmbito desta ação, será entregue à PJ, um conjunto de testes de deteção de drogas além de dois rastreadores, por forma firmar os laços de cooperação entre a Polícia Judiciária e a Cooperação Francesa.