A Polícia Judiciária em parceria com a Embaixada da França em Cabo Verde encerrou esta segunda-feira, a formação em “Técnicas de Investigação” que decorreu entre os dias 9 a 13 de maio na cidade da Praia.
No ato de encerramento da formação onde participaram 15 formandos – inspetores desta polícia, foi feita a entrega dos diplomas destes agentes.
O Diretor Nacional da Polícia Judiciária, Dr. Ricardo Gonçalves, realçou no ato de encerramento que a ação de formação baseada em técnicas de investigação criminal com especial incidência sobre o tráfico de drogas veio em boa hora.
O Diretor Nacional Da PJ acredita que com as novas técnicas abordadas na formação, os inspetores da PJ estão agora mais capacitados, motivados e determinados na investigação do crime de tráfico de estupefacientes.
Dr. Ricardo Gonçalves afirmou ainda que a Polícia Judiciária tem um plano de combate à criminalidade, principalmente na capital do país, e o crime de tráfico de drogas não pode estar de fora do leque de crimes que a Polícia tem de ajudar a combater.
Foi igualmente realçado que as excelentes relações de cooperação com a Polícia Nacional Francesa, que engloba também a Polícia Judiciária, e o apoio prestado pela Embaixada da França nesta ação de formação, além daquela dada à PJ ao longo dos 29 anos da sua existência.
A partir de agora, estão lançadas as bases com vista à continuidade dessa ação de cooperação, sendo o Projeto SEACOP V um exemplo, pontou o Diretor Nacional da PJ, convicto que mais ações de formação terão lugar futuramente.
A ocasião serviu também para que a Embaixada da França em Cabo Verde, através do seu Embaixador, fizesse a doação de (100) cem testes de deteção de estupefacientes além de outros (100) cem testes de urina, à Polícia Judiciária.
Estes testes, segundo este interlocutor, mostram-se de extrema importância no combate ao crime de tráfico de drogas, pela via aérea, já que permitem um controlo rigoroso de passageiros que entram ou saem do território nacional.
O Embaixador da França em Cabo Verde, Dr. Olivier Serot Almeras, que esteve acompanhado do Adido de Segurança Interna da Embaixada da França no Senegal, Michael Guillerm, apontou na ocasião que vislumbra com apreço o símbolo da cooperação estreia e eficaz que liga França e Cabo Verde, e que existe a necessidade imperiosa de reforçar e de dinamizar a cooperação bilateral entre as Polícias dos dois países.
Com a localização geoestratégico de Cabo Verde, este tem um papel fundamental no combate ao tráfico nas suas variadas formas e que o país pode contar com o apoio da França naquilo que for preciso, já que a relação de cooperação tem sido importante e frutífera e que está se intensificando a cada dia, realçou Dr. Olivier Serot Almeras.
A parceria que une a PJ e a Cooperação Francesa é um desafio que ao mesmo tempo é técnico, logístico e financeiro, explicou o Embaixador.
A relação de cooperação entre as entidades é bilateral e expressa-se por exemplo pelo Projeto SEACOP em matéria de segurança e que os desafios são inumeráveis.
O ato realizado na sede da Polícia Judiciária esta manhã contou ainda com a presença do Diretor Central de Investigação Criminal da Polícia Judiciária, Dr. Euclides Mascarenhas que afirmou que a PJ irá aproveitar esta ação de formação e que a instituição irá fazer o bom uso dos materiais doados.
Ainda o Diretor do Centro de Formação da Polícia Judiciária, Dr. André Semedo interveio na ocasião avançando que a cooperação entre a PJ e a França é de longa data e que almeja que no domínio da formação esta parceria continue.
Esta formação foi uma forma de solidificar as relações existentes e que no futuro possa-se incrementar outros projetos e unir as forças de segurança dos dois países, estando a PJ disponível para incrementar esta cooperação em vários âmbitos.
Da mesma forma em representação dos formandos, a Inspetora Ana Santos realçou a importância da formação ora terminada e que os conteúdos apreendidos irão ajudar em investigações futuras e que agora os formados estão mais capacitados, augurando que haja mais formações do tipo.
Esta ação contou com a participação de quinze inspetores da Polícia Judiciária e como formador, o Capitão Hervé Blaise, Oficial de Ligação para os Assuntos Ligados ao Tráfico de Drogas e Estupefacientes, baseado na Embaixada de França em Dakar.
A formação em “Técnicas de Investigação” foi realizada numa vertente teórico/prática, tendo por base a apresentação do fenómeno global do narcotráfico, apresentação de um caso real através de exercícios no terreno, além da utilização do aplicativo de seguimento por geolocalização.