A convite da Guarda Civil Espanhol, o Diretor Nacional da Polícia Judiciária (DNPJ), Dr. Ricardo Gonçalves, procedeu esta manhã na cidade da Praia, conjuntamente com o Chefe da Sessão Política da Delegação da União Europeia, Dr. José Ignacio Sobrino, a abertura oficial do “XII Curso de Vigilância e Controle da Aviação Geral”.
Na visão do DNPJ, Cabo Verde através da Polícia Judiciária, irá atuar como parceira nesta iniciativa que esta sendo implementada de acordo com os objetivos do plano estratégico da Organização Mundial das Alfândegas. A atual formação, prosseguiu o responsável, se figura como um seguimento a mais uma fase do processo de treinamento do projeto COLIBRI, tem por base efetuar o controlo e vigilância da aviação geral na rota da cocaína.
O projeto COLIBRI é implementado pela Organização Mundial das Alfândegas (OMA) e financiado pela União Europeia (UE).
“A complexidade da criminalidade organizada transacional obriga a que tenhamos ótimos instrumentos de identificação e fiscalização dos nossos aeroportos e aeródromo, principalmente no que toca ao tráfico internacional de cocaína”, realçou o Diretor Nacional da Polícia Judiciária.
Esta capacitação surge como forma de melhorar a capacidade de resposta das várias forças de segurança de Cabo Verde, já que na visão do responsável, de nada vale ter equipamentos e tecnologias de ponta, se não existirem pessoas com capacidades para utiliza-los, chamou a atenção a mesma fonte.
Ainda realçou que a existência de uma task force no país mostra-se necessária para fazer cobro aos diversos tipos de tráfico, já que com a pandemia, o crime organizado diversificou os meios de transporte que utiliza para cometimento de crimes.
Especificamente para a PJ, o foco, segundo Diretor desta Polícia Científica, é consolidar a parceria junto às forças de segurança do país e o Projeto COLIBRI.
Ricardo Gonçalves, acredita que esta parceria melhor se concretiza através de capacitações e que a ação que teve o seu início esta segunda-feira, vai de encontro a um dos objetivos do projeto, que é de capacitar administrações nacionais para fornecer as ferramentas necessárias para enfrentar o desafio da criminalidade organizado praticado por via aérea.
Antecedendo as palavras do Diretor Nacional da Polícia Judiciária, o Chefe da Sessão Política da Delegação da União Europeia, Dr. José Ignacio Sobrino, afirmou que desde o lançamento do projeto COLIBRI em 2019, a segurança e estabilidade assim como os projetos de cooperação constituem um dos pilares centrais da parceria especiais Cabo Verde-União Europeia.
Dr. José Ignacio Sobrino realçou na ocasião, que é de máxima relevância as cooperações que Cabo Verde está inserida como caso de CRIMJUST ou até mesmo a ARCOP.
Especificamente sobre a formação, o responsável acredita que a sua realização é muito pertinente na medida em que envolve várias entidades de segurança e que poderá ter um impacto positivo no combate ao tráfico de cocaína por via aérea no país.
Através desta formação, os formandos poderão saber como trabalhar para maior fiscalização nos aeroportos e aeródromos, e como operar em caso de aços ilícitas, adjunta.
É de enorme interesse, prosseguiu José Ignacio Sobrino, que exista um maior e melhor controlo aduaneiro e fronteiras aéreas, com base nas politicas de segurança.
Na mesma linha, realçou que há uma necessidade urgente de se implementar e reforçar a cooperação internacional utilizando as ferramentas que o projeto COLIBRI dispõe.
Este curso de formação especializada tem por objetivo reforçar a capacidade dos órgãos de aplicação da lei para realizar controles efetivos da aviação geral e combater mais efetivamente o tráfego ilícito por meio desse modo de transporte.
O curso que tem a duração de cinco dias, vai permitir que os formandos recebam informações e troquem inputs com especialistas de reconhecida experiência na área de aviação geral e que fazem parte de um grande grupo de especialistas que compõem o COLIBRI.
O “XII curso de Vigilância e Controle da Aviação Geral” que decorre entre esta segunda-feira, 1 até o próximo dia 05 de agosto na cidade da Praia, conta com formandos da Polícia Judiciária, Polícia Nacional além de representantes das Alfândegas de Cabo Verde entre outras participações.