A Polícia Judiciária recebeu em doação, vários equipamentos de investigação criminal, uma ação promovida pela AFRICOM – Comando Africano dos EUA. Os equipamentos, foram entregues num ato simbólico, realizado na quinta-feira, no dia 29 de setembro nas instalações da Direção Nacional da Polícia Judiciária na cidade da Praia.
O ato, contou com a presença dos Coordenadores Superiores da Polícia Judiciária, do Diretor Central de Investigação Criminal, do Chefe do Núcleo do Laboratório da Polícia Criminal (LPC) e o Chefe da Sessão Central de Investigação de Tráfico de Estupefacientes e Crime Organizado(SCITECO).
O Diretor Nacional da Polícia Judiciária, Dr. Ricardo Gonçalves, em nome da instituição, teceu palavras de agradecimento pelos equipamentos ora recebidos por parte da AFRICOM, na pessoa do seu representante e da Delegação da Embaixada dos Estado Unidos da América em Cabo Verde presentes no ato.
Dr. Ricardo Gonçalves avançou na ocasião que a AFRICOM pode sempre contar a colaboração permanente e sem restrições da PJ, justificando que parceiros do tipo são essenciais para a Polícia Científica e que através destes, pode-se dar mais e melhor combate à criminalidade.
A PJ através do seu Diretor Nacional, mostrou-se ainda satisfeito com a entrega destes equipamentos, que na sua visão, é fruto de um excelente relacionamento estre estas duas instituições que têm cooperação estabelecida desde 2007/2008.
A AFRICOM, através do seu representante, avançou que foi um prazer para a entidade, disponibilizar estes equipamentos à PJ, pois sabem que serão bem utilizados em ações de investigação criminal.
A intensão, é continuar a desenvolver ainda mais a cooperação com a PJ, quer no âmbito de doações de equipamentos ou até mesmo em áreas de formação, realçou o representante da AFRICOM.
Do leque de equipamentos entregues, fazem parte bolsas de evidências/provas, binóculos, botas, camaras digitais, camaras sports, lanternas táticas, luvas, kits de cenas de crime além de kits de testes de droga.
É missão do Comando Africano dos EUA (AFRICOM), para com os seus parceiros, combater ameaças transnacionais e atores malignos, fortalece as forças de segurança e responde a crises para promover os interesses nacionais dos EUA e promover a segurança, estabilidade e prosperidade regionais.