A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal do Mindelo (DICM) – Brigada Contra o Banditismo (BCB), no âmbito do cumprimento de um mandado de detenção do Ministério Público, deteve, no dia 04 de outubro, fora de flagrante delito, um indivíduo do sexo masculino de 18 anos, pelo cometimento de vários crimes de Roubo, Furto Qualificado e Danos, tendo como vítimas, indivíduos do sexo masculino e feminino, assim como a realização dos mesmos tipos de crimes em residências.
O indivíduo em causa, residia na zona de Ribeira Bote e tinha diversas passagens pela Polícia, derivado das mesmas práticas.
A Polícia Judiciária informa que, os factos ocorreram nas zonas de Alto Santo António, Espia, Lombo Tanque e Ribeira Bote, entre os meses de maio e agosto do ano em curso, em horários diferentes, durante o qual e em momentos propícios, com recurso a arrombamentos, escalamentos e força física, o suspeito aproveitou para subtrair vários pertences, nomeadamente aparelhos de som, ferramentas de serralharia, marcenaria e carpintaria, peças de vestuário, entre outros, causando assim avultados prejuízos às vítimas. A PJ avança, entretanto, que os objetos em causa, ainda não foram recuperados.
De realçar que, das investigações levadas a cabo pela Polícia Judiciária desde o mês de maio a esta data, foi possível reunir um total de 4 (quatro) processos, que depois da obtenção do competente mandado efetuado fora de flagrante delito, culminou-se na detenção do suspeito em causa.
O detido foi apresentado ao Tribunal da Comarca de São Vicente no mesmo dia, ou seja, 04 de outubro, para efeito do primeiro interrogatório judicial de arguido detido e aplicação da medida de coação pessoal pertinente ao caso, tendo sido aplicado a medida mais gravosa – Prisão Preventiva.