A Cerimónia de Abertura do Treinamento dos Funcionários do programa DACORE – CCRDP no âmbito do Programa WAPIS-SIPAO, aconteceu no dia 28 de novembro na cidade da Praia, em que contou com a presença da Sra. Ministra da Justiça, Dra. Joana Rosa e entidades parceiras do Programa.
A Ministra da Justiça que oficialmente efetuou a abertura da iniciativa, realçou no seu discurso, o compromisso assumido por Cabo Verde, no âmbito da sua pertença ao espaço da CEDEAO, de criar a plataforma nacional e um sistema integrado de partilha de informações policiais, tanto entre os sistemas à nível nacional como entre estes e dos níveis regionais e globais. Na mesma linha, avançou que é de muita relevância a implementação do Projeto AFIS no âmbito da operacionalização do Sistema SIPAO em Cabo Verde.
Segundo a governante, o projeto vai permitir alavancar as capacidades de investigação criminal das instituições do país, em plena sinergia com a agenda nacional.
De realçar que, a cerimónia de abertura da formação contou ainda com palavras de boas-vindas do Diretor Central de Investigação Criminal da Polícia Judiciária, Dr. Euclides Mascarenhas, do Oficial de Ligação da INTERPOL, Dr. Toumani Sadio, da Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Dra. Carla Grijó além da Concelheira Política da CEDEAO em Cabo Verde, Dra. Kelly Lopes.
A ação de formação é dirigida aos elementos da Polícia Judiciária e da Polícia Nacional, com o objetivo de capacitar quadros para trabalhar no Centro de Coleta e de Registo de Dados Policiais.
A capacitação decorre até o próximo dia 09 de dezembro no Centro de Formação da Polícia Judiciária na capital do país.
Financiado pela União Europeia e implementado tecnicamente pela INTERPOL, o programa WAPIS/SIPAO foi desenvolvido com o objetivo de colocar à disposição dos órgãos da Polícia Criminal e das Autoridades Judiciárias dos 15 países membros da CEDEAO, mais Mauritânia e Chade, instrumentos que lhes permitam partilhar informações, no âmbito do combate à criminalidade transnacional organizada e terrorismo.
O DACORE- CCRDP tem a missão de administrar a base de dados automatizada, contendo informações policiais, bem como informações e decisões dos tribunais criminais, com observância do regime jurídico geral de proteção de dados pessoais.