A Polícia Judiciária, através da sua Diretora Nacional, Dra. Ivanilda Varela, recebeu em visita de cortesia, o Diretor Executivo do MAOC-(N) (Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcóticos), Dr. Sjoerd Top, acompanhado dos analistas da instituição, Dr. Paulo Silva e Dr. José Ferreira.
Foi avançado à Diretora Nacional que esteve acompanhada durante a reunião pelo Diretor do Gabinete de Cooperação Internacional da PJ, Dr. Natal Prato, o historial da MAOC com a PJ, o seu modus operandi além do papel e o apoio que Cabo Verde tem dado ao combate ao tráfico marítimo transacional.
Para a MAOC-N, Cabo Verde tem sido um parceiro fundamental, demonstrando-se como facilitador de uso de informações importantes, realçou na ocasião, o Diretor Executivo do MAOC-(N).
A colaboração entre as instituições tem sido excecional e estratégica, ponderou ainda a Diretora Nacional da PJ, almejando o reforço de cooperação entre as partes.
Ficou assente ainda que, as instituições devem reforçar os laços de cooperação com vista a um combate eficaz ao tráfico de drogas pela via marítima na costa ocidental africana.
A relações de parceria existentes entre a MAOC (N) e Cabo Verde, através da Polícia Judiciária, iniciou em 2007 e em 2009, em que o país se tornou membro observador daquela instituição.