A Polícia Judiciária, através da Direção Central de Investigação Criminal informa que foram detidos no âmbito da megaoperação realizada na quinta-feira, na cidade da Praia, um total de 50 (cinquenta) detidos sendo 40 (quarenta) fruto da megaoperação além de mais 10 (dez) detenções fora de flagrante delito, sendo que estes 10 indivíduos já se encontravam em Prisão Preventiva em razão de outros crimes já praticados.
A PJ informas que, dos 40 (quarenta) detidos na megaoperação, 35 (trinta e cinco) foram detidos fora de flagrante delito e 05 (cinco) detidos em flagrante delito.
De realçar que neste âmbito foram encontrados na posse de alguns indivíduos detidos, 180,504 g (cento e oitenta vírgula quinhentos e quatro gramas) de cannabis; 4,744 g (quatro vírgula setecentos e quarenta e quatro gramas) de Haxixe; 18,627 g (dezoito vírgula seiscentos e vinte e sete gramas) de Cocaína; e 12,505 g (dose vírgula quinhentos e cinco gramas) de metanfetamina.
Os indivíduos acima referenciados são acusados da prática de crimes de Homicídio agravado, na forma tentada, formação de quadrilha ou bando, roubo, furto qualificado, dano, ameaça de morte, arma e tráfico de droga.
Os detidos, foram apresentados em tempo legal às autoridades judiciárias competentes para efeito do primeiro interrogatório de arguidos detidos e aplicação da medida de coação pertinente ao caso, tendo sido aplicado a 44 (quarenta e quatro) indivíduos a medida de coação mais gravosa – Prisão Preventiva e outros 06 (seis) indivíduos ficaram em liberdade.
De realçar que a megaoperação foi desenvolvida no âmbito de um despacho do Procurador-Geral da República, datado de 12 de dezembro de 2022, em que foi criado uma equipa conjunta de magistrados do Ministério Público, elementos da Polícia Judiciária e da Polícia Nacional no sentido de combater a criminalidade violenta na cidade da Praia.