A Diretora Nacional da Polícia Judiciária de Cabo Verde (DNPJ), Dra. Ivanilda Varela, recebeu em visita de cortesia o seu homólogo, Dr. Domingos Monteiro Correia e sua delegação na terça-feira, 13 de março, com o propósito de juntos, abordarem sobre os laços de cooperação que une estas duas forças da polícia científica.
O encontro foi realizado na sala de conferências da PJ onde estiveram presentes elementos da PJ cabo-verdiana, a delegação que se fez acompanhar do DNPJ da Guiné-Bissau além da Diretora-Geral da Política de Justiça de Cabo Verde (DGPJ), Dra. Marlene Almeida.
A Diretora Nacional da Polícia Judiciária de Cabo Verde, Dra. Ivanilda Varela, deu as boas-vindas à Delegação do Ministério da Justiça da Guiné-Bissau nas instalações da Polícia Judiciária de Cabo Verde, e realçou o papel da PJ Cabo-verdiana no apoio a sua congénere em vários setores, além do reforço da cooperação que poderá ocorrer.
Será assinado com a Ministra da Justiça Guineense, um memorando de entendimento no âmbito de Cooperação Judiciária que dá pistas gerais em que áreas o Ministério da justiça cabo-verdiano poderá cooperar com o seu homólogo guineense, avançou na ocasião a Dra. Marlene Almeida, da Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ) presente no ato.
Foi realçado também, a boa cooperação entre a PJ de Cabo Verde e da Guiné Bissau registada desde 2009 -2010, como por exemplo no que toca a desenvolvimento de ações de formação, no âmbito de rede dos projetos pilotos dos Laboratórios de Polícia Científica entre outros, realçou o Coordenador Superior da PJ e Diretor do Gabinete de Cooperação Internacional, Dr. Natal Prado. Segundo o mesmo interlocutor, esta visita irá reforçar a cooperação já existente entre as polícias científicas dos dois países.
Fazendo uso da palavra, o DNPJ da Guiné Bissau, Dr. Domingos Correia afirmou que todo o trabalho e esforço alcançado pela PJ de Cabo Verde tem sido um modelo de inspiração sobretudo o que toca ao combate ao tráfico transnacional com excelentes resultados. O Diretor, usou do momento ainda, para parabeniza a PJ cabo-verdiana pelo trabalho desenvolvido até o momento em várias operações.
Domingos Correia ressaltou ainda que a componente formação é importante e neste sentido seria uma mais valia, a partilha de experiências dos profissionais cabo-verdianos nas áreas de busca a embarcações ou até mesmo a nível do Laboratório da Polícia Científica.
Ficou assente o interesse da Guiné-Bissau em manter laços de cooperação com a PJ cabo-verdiana em outras várias áreas, o que pode servir na nova reforma da PJ da Guiné-Bissau, salientou o DNPJ Guineense.
A Delegação, no âmbito da visita às instalações da PJ cabo-verdiana, efetuou ainda visitas ao laboratório da Polícia Científica (LPC) e ao Gabinete de Recuperação de Ativos (GRA).
A visita oficial da Delegação do Ministério da Justiça da Guiné-Bissau à Cabo Verde é chefiada pela Sra. Ministra da Justiça e dos Direitos Humanos, Dra. Teresa Alexandrina da Silva.