O novo Diretor da Polícia Judiciária (PJ), Manuel António Livramento da Lomba, prometeu que a instituição vai dar maior atenção aos crimes como tráfico de drogas, crimes económico-financeiros, lavagem de capitais, corrupção, crimes de burla, como forma de mostrar que o crime não compensa.
Da Lomba fez essa declaração na passada quarta-feira, dia 17, no seu discurso de tomada de posse, no qual salientou que os crimes urbanos que vêm causando insegurança em Cabo verde têm o seu epicentro, a sua causa, no tráfico e consumo de drogas.
“Os crimes urbanos que vêm causando insegurança em Cabo verde, como crimes de armas, crimes de roubo contra as pessoas e crimes contra o património, com uso de armas de fogo, causando até o homicídio tem o seu epicentro, a sua causa, no tráfico e consumo de drogas que proliferam nas nossas cidades, nos nossos centros urbanos, a olho nu, salientou, solicitando um combate mais urgente implacáveis, para evitar a criminalidade.
O novo Diretor apelou ainda a importância de melhor comunicação, articulação e colaboração entre a Polícia Nacional e a Polícia Judiciária e uma forte coordenação do Ministério Público como titular da ação penal.
“Por isso é fundamental que haja uma ação concertada para conseguirmos debelar a criminalidade que assola o País e evitar que as ameaças encontrem espaços de penetração”, concluiu.
Por sua vez a Ministra da Justiça, Joana Rosa, que presidiu a cerimónia de posse, afirmou que a Polícia Judiciária enquanto organismo de prevenção e investigação criminal, desempenha um papel fundamental e insubstituível no setor judicial, erguendo-se enquanto órgão auxiliar da administração da justiça.