O Diretor Nacional da Polícia Judiciária, Manuel António Livramento da Lomba, efetua visita de dois dias à ilha do Sal, tendo como agenda conhecer o funcionamento do Departamento de Investigação Criminal do Sal (DICS) e reforçar parcerias com as instituições locais.
A visita que aconteceu nos dias 30 e 31 do corrente, para além do encontro com os funcionários da DICS, realizou-se, também, com o Comando Regional da Polícia Nacional, Comando da 3ª Região Militar, Procuradoria da República, Tribunal, Delegacia de Saúde e Câmara Municipal.
Da Lomba, que fez-se acompanhar do Diretor do DICS, Adérito Moreno, da Técnica Administrativa Ivanilda Monteiro, reuniu-se no dia 30 com o Comandante da Polícia Nacional, Aguinaldo Antunes. Debateram pontos importantes, nomeadamente excelente colaboração e articulação entre as duas forças policiais, tendo como enfoque principal a diminuição da criminalidade na ilha.
Seguidamente, o Diretor encontrou com a comitiva da 3ª Região Militar, na pessoa do Major Aristides D´Aguiar, Capitão Zeferino Duarte e Sargento Principal Jair Delgado, no qual felicitaram e desejaram sucesso ao novo Diretor e mostraram disponível em apoiar a PJ, principalmente na disponibilização dos seus efetivos, sempre que for necessário. Por sua vez o Diretor agradeceu e manifestou a necessidade de continuar com as parcerias nos domínios existentes.
Ainda no mesmo dia, o mais alto dirigente da PJ, reuniu-se com o Diretor do DICS, Inspetores, Inspetores Chefes e o pessoal de apoio à investigação, que explanaram os seus anseios, tendo aquele representante mostrado abertura no que tange a comunicação interna, igualdade entre as classes, departamentos e unidade.
No dia seguinte, foi assinalado com a visita de cortesia ao Tribunal da Comarca, Procuradoria da República, Delegacia de Saúde e Câmara Municipal, todos com intuito em avistar de perto o “pulsar” do relacionamento da PJ com essas instituições.
No encontro com a comitiva da Câmara Municipal do Sal (CMS), no qual estiveram presentes os Vereadores, Francisco Correia, Jocelino Cardoso e Jassy Soares, o Diretor Nacional salientou a relação forte que a PJ possui com a CMS e continuar a trabalhar juntos para o bem comum.
“Há essa boa vontade da Câmara Municipal, pretendemos trabalhar na construção de uma sede da Polícia Judiciária aqui na ilha do Sal e contamos com a Câmara Municipal. Já temos um terreno cedido pela Câmara, vamos tentar fazer um bom uso desse terreno e construir uma sede para que haja, uma Polícia Judiciária forte e firme nesta ilha”, finalizou.
De realçar que Manuel António Livramento da Lomba, foi concedido posse como o Diretor Nacional da Polícia Judiciária, no passado dia 17 de janeiro do corrente ano.