O Diretor Nacional da Polícia Judiciária, Manuel António Livramento Da Lomba, recebeu nesta quinta-feira, 11 de abril, a Coordenadora Sénior do ONUDC em Cabo Verde, S. Excia, Cristina Andrade numa visita de cortesia.
Trata-se do primeiro e importante encontro com o Escritório do Programa do ONUDC – Agência das Nações Unidas sobre Droga e Crime, realizado na sede da Polícia Judiciária, cidade da Praia, onde o Diretor Nacional da Polícia Judiciária se fez acompanhar pelo Diretor Nacional Adjunto da PJ, Silvino da Veiga e pelo Departamento dos Recursos Humanos, financeiro e Patrimonial desta instituição policial, através do seu Diretor, Paulo Lopes.
Para o superintendente Nacional da PJ, tratou-se de um importante encontro com esta organização internacional que trabalha por via da sua agência das Nações Unidas, dignificando um mandato de apoio em diferentes países, na implementação das três convenções da ONU sobre drogas, entre elas a Convenção Única sobre Drogas, a sobre Substâncias Psicotrópicas e a Contra o Tráfico Ilícito de Drogas e Substâncias Psicotrópicas, e que junto da Polícia Judiciária de Cabo Verde a referida organização supramencionada, tem sido uma grande parceira no auxílio das melhores respostas ao nível dos reforços em matéria de combate ao narcotráfico, ao crime organizado e a prevenção e combate da lavagem de capitais.
O ONUDC é um parceiro de longa data da Polícia Científica de Cabo Verde, e que esta Direção empossada a 17 de janeiro de 2024, reitera a sua total disponibilidade em dar continuidade junto desta organização internacional das Nações Unidas, na criação de protocolos, intercâmbios e parcerias que delineiam e ajudam naquilo que esta instituição policial cabo-verdiana pretende no campo da prevenção, identificação e combate do tráfico de drogas e da criminalidade organizada, acrescenta o Diretor Nacional da Polícia Judiciária, Manuel António Livramento da Lomba.
Por seu lado, a Coordenadora Sénior do ONUDC em Cabo Verde, Cristina Andrade, parabeniza a nova Direção da PJ, com extensivos cumprimentos da sua equipa ao Diretor Da Lomba, pela nomeação.
“É com enorme prazer que estou hoje aqui na sede da Polícia Judiciária, e pessoalmente conseguir parabenizar e revelar a satisfação do ONUDC ao tomar conhecimento da nomeação do Diretor Nacional da Polícia Judiciária, Manuel António Livramento Da Lomba, um dirigente que sempre esteve presente nas missões do ONUDC em Cabo Verde e que possui valências acrescidas para o desenvolvimento da PJ. Enquanto Diretor Nacional, desejamos-lhe sucessos nesta nobre missão e reiterámos a total disponibilidade em colaborar com esta Direção, nesta missão que doravante se inicia. Ficamos tranquilos e satisfeitos ao receber a notícia que o Dr. Da Lomba estava à frente desta instituição, pois se trata de um diretor que fará um mandato sustentável na PJ” declara a Coordenadora Sénior do ONUDC.
Cristina Andrade reforça que as Nações Unidas enquanto uma instituição que prima pela paz mundial, quer Cabo Verde por perto, por ser um país modelo da democracia e governança, considerando que este deve ser considerado como modelo de inspiração para outros países, pois se trata de um arquipélago que apesar dos poucos recursos tem estimulado uma democracia inigualável e alcançado resultados visíveis em termos de esforços ao combate de estupefacientes e ao crime organizado.