A Polícia Judiciária de Cabo Verde – PJ e a Polícia Nacional – PN, assinaram neste mês de maio, um Protocolo de Cooperação.
A referida assinatura protocolar está enquadrada no plano de atividades do ano 2024 da PJ, alusivo ao seu XXXIº aniversário, que este ano é celebrado sob o lema “𝐏𝐨𝐥í𝐜𝐢𝐚 𝐉𝐮𝐝𝐢𝐜𝐢á𝐫𝐢𝐚 – 𝟑𝟏 𝐚𝐧𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐏𝐫𝐨𝐚𝐭𝐢𝐯𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐞 𝐂𝐨𝐦𝐩𝐫𝐨𝐦𝐞𝐭𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐧𝐚 𝐏𝐫𝐞𝐯𝐞𝐧çã𝐨 𝐞 𝐂𝐨𝐦𝐛𝐚𝐭𝐞 𝐚𝐨 𝐂𝐫𝐢𝐦𝐞”.
Trata-se de um protocolo que nasce a partir de sinergias e compromissos focados na cooperação entre estas duas instituições policiais, visando estabelecer modalidades de cooperação, nomeadamente na necessidade de aprofundar, dinamizar e desenvolver o auxílio entre estas duas forças de segurança, para impulsionar os mecanismos de cooperação técnica em matéria policial e técnicas operacionais, e também para acrescentar eficácia e eficiência na prestação do serviço policial à sociedade, com submissão às normas internas que regem as atividades de cada uma destas instituições.
Assim sendo, estas entidades policiais desenvolverão e intensificarão, através deste Cerimonial, relações de cooperação e articulação em matéria de prevenção e investigação da criminalidade cuja competência lhes é atribuída por lei.
Em representação das entidades, a cerimónia protocolar foi rubricada entre o Diretor Nacional da PJ, Manuel António Livramento da Lomba e o Superintendente- Geral da PN, Emanuel Estaline Oliveira de Sousa Moreno.