Burla de sementes

O que é Burla?

Burla é um artifício fraudulendo que visa extorquir da vítima avultosas quantias em dinheiro, para o proveito próprio de acordo com o nosso Código Penal (art. 210º).

Burla de sementes?

A catalogação burla de semante foi atribuída por nós, porque a semente é o elemento central ou o objeto principal para a prossecução do delito. Inicialmente as sementes apresentadas eram de uma planta conhecida em Cabo Verde como purgueira, mas, nos útimos casos introduziram um outro tipo de semente, possivelmente oriunda da costa africana.

Características:

  • Visa induzir a vítima em erro, fazendo-a acreditar no lucro fácil e seguro, quando na verdade pretende obter lucro para si próprio, causando prejuízo patrimonial à vítima.

Como se dá a burla de sementes?

A vítima é induzida a comprar um tipo de semente, alegadamente raro, que só existe em Cabo Verde, por mil escudos cada unidade, a qual é suposto vender por dois mil e quinhentos escudos, lucrando assim de forma fácil.

Quem são os autores?

Os autores são cidadões estrangeiros e cabo-verdianos. Actuam em grupos bem organizados, podendo ser de seis ou mais pessoas, dependendo do número de vítimas selecionadas e da organização do grupo, em que cada elemento tem um papel bem definido.

Quem são as vítimas?

As vítimas normalmente são pessoas que lidam diariamente com dinheiro, ou seja, comerciantes, funcionários bancários, gerentes de estabelecimentos comerciais etc.

Medidas preventivas

  • Todo e qualquer negócio que aparente ser fácil e lucrativo deve ser motivo de desconfiança;
  • Nunca dar ouvidos às chamadas para negócios de sementes;
  • Desconfiar sempre das chamadas internacionais realizadas por pessoas desconhecidas, ainda que aparentem conhecê-la bem;
  • Dirigir sempre a uma Esquadra Policial para apresentar queixas;