- 20 de outubro de 2021
- Posted by: jacqueline.neves@pj.gov.cv
- Category: Notícias
O Diretor Nacional da Polícia Judiciária, Ricardo Gonçalves, esteve, entre os dias 11 e 17 de outubro, na ilha de São Vicente, onde reuniu-se com os efetivos do Departamento de Investigação Criminal do Mindelo (DICM) e visitou algumas instituições parceiras, visando o estreitamento das relações institucionais e de amizade. Ainda no quadro desta visita, Ricardo Gonçalves, que se fez acompanhar do Diretor Central de Investigação Criminal (DCIC), André Semedo, deslocou-se a Santo Antão onde realizou um encontro de trabalho com o Presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca.
Recebido e acompanhado durante a visita de uma semana pelo Diretor do DICM, Elton Santos, com quem trocou as primeiras impressões sobre o funcionamento e necessidades do Departamento, o Diretor Nacional mostrou-se, desde logo, aberto ao diálogo e à melhoria das condições de trabalho, tendo em vista a satisfação dos anseios e preocupações dos funcionários. Na ocasião, Ricardo Gonçalves encorajou, ainda, o Diretor local a cultivar e alimentar novas parcerias, como forma de dinamizar aquela que é a segunda maior estrutura da Polícia Judiciária, a nível nacional, por forma a que a mesma não fique na dependência exclusiva da Direção Nacional.
Com os efetivos do DICM, com quem reuniu-se na sequência, o DN reiterou a disponibilidade da equipa diretiva que ora preside em atender às inquietações do pessoal, lá onde for possível, e prometeu igualdade de tratamento para todas as estruturas da PJ.
Por sua vez, o DCIC, André Semedo, que dirigiu por muitos anos o DICM, destacou as relações profícuas existentes entre o pessoal do Departamento e as sucessivas direções, o que, diz, permitiu que São Vicente se tornasse num “farol” em termos de investigação.
O Diretor Nacional, após auscultar os funcionários em São Vicente, deu seguimento à agenda de visitas, reunindo-se com os principais parceiros na ilha, a saber Polícia Nacional, Procuradoria, Guarda Costeira, Forças Armadas, Hospital Baptista de Sousa, e Delegacia de Saúde, com as quais trocou informações de interesse para a investigação e reforçou as parcerias em matérias de apoio interinstitucional, formações e outros.
Ainda em São Vicente, Ricardo Gonçalves reuniu-se com o Adido de Segurança da Embaixada da França no Senegal, Gâmbia, Guiné Bissau e Cabo Verde, Matthieu Pittaco, e com o Oficial de Ligação Adjunto do Embaixador da França, Hervé Blaise, importantes parceiros da PJ em matéria de formação, mostrando-se disponível para renovar essa parceria muito frutífera para a instituição.
No final da missão, do Diretor Nacional reuniu-se, em Santo Antão, com o autarca do Porto Novo, Aníbal Fonseca, onde, entre outros assuntos igualmente importantes, discutiram a possibilidade da instalação permanente de uma Unidade da PJ naquela ilha, sendo que já existe um terreno que poderá ser disponibilizado pela autarquia à PJ, para o efeito, terreno que o Diretor Nacional teve a oportunidade de conhecer.