- 23 de fevereiro de 2022
- Posted by: brigida.morais@pj.gov.cv
- Category: Notícias
A convite da MAOC(N)- [Centro de Análise e Operações Marítimas (Narcóticos)], uma delegação chefiada pela Senhora Ministra da Justiça de Cabo Verde, Joana Rosa, visitou a sede desta instituição, em Lisboa, no dia 21 de fevereiro. Fizeram parte ainda desta delegação, o Senhor Diretor Nacional da Polícia Judiciária, Senhor Ricardo Gonçalves, a Diretora de Gabinete da Senhora Ministra da Justiça, o Oficial de Ligação junto da Embaixada de Cabo Verde em Lisboa e uma Conselheira da referida embaixada.
A comitiva foi recebida pelo Diretor Executivo da MAOC (N), o Senhor Sjored Top e bem assim pelo Senhor José Ferreira, chefe de operações da MAOC (N).
Na reunião de trabalho, foi apresentada, em traços largos, o balanço das relações existentes entre a MAOC (N) e Cabo Verde, através da Polícia Judiciária, sendo que a parceria com Cabo Verde iniciou em 2007 e em 2009, o país tornou-se membro observador daquela instituição.
Esta reunião teve como objetivo reforçar os laços existentes entre Cabo Verde e o MAOC-N, discutir a importância estratégica do arquipélago no combate ao tráfico de drogas por via marítima, bem como estabelecer novos caminhos para uma maior cooperação no futuro.
Ficou ainda bem vincada, durante a reunião, a confiança que a MAOC(N) deposita no país e na Polícia Judiciária de Cabo Verde e bem assim a disponibilidade de ambas as instituições reforçarem os laços de cooperação com vista a um combate eficaz ao tráfico de drogas pela via marítima na costa ocidental africana.
Desde 2008 que Cabo Verde é parceiro estratégico do MAOC-N, tendo realizado algumas importantes apreensões de cocaína, em operações coordenadas pelo Centro.
Destaca-se que nesse lapso temporal, várias informações foram trocadas, milhares de quilos de cocaína apreendidas e várias pessoas de nacionalidades diferentes foram detidas e julgadas pelas autoridades cabo-verdianas.
A MAOC (N) é uma iniciativa regional (de que fazem parte países fundadores tais como Portugal, Inglaterra, França, Espanha, Itália, Holanda e Irlanda), estabelecida em 2007 (Tratado MAOC (N) – Lisboa), e surgiu como resposta ao aumento considerável do volume de cocaína transportada através do Oceano Atlântico, por meios aéreos e marítimos, da América do Sul para a Europa e Costa Ocidental Africana.
A MAOC (N) tem como missão apoiar o combate europeu ao tráfico de estupefacientes, no âmbito marítimo, no Atlântico e Mediterrâneo, sendo que as partes fundadoras cooperam através do Centro para a supressão do tráfico ilícito de estupefacientes, por mar e por ar, através do Atlântico, com destino à Europa e costa marítima da África Ocidental.