- 7 de abril de 2022
- Posted by: brigida.morais@pj.gov.cv
- Category: Notícias
A Polícia Judiciária, através do seu Diretor Nacional, Ricardo Gonçalves, acompanhado do Diretor Central de Investigação Criminal, Euclides Mascarenhas, reuniram-se esta manhã, nas instalações da Polícia Judiciária, com o Capitão Hervé Blaise, Oficial de Ligação para os Assuntos Ligados ao Tráfico de Drogas e Estupefacientes, baseado na Embaixada de França em Dakar.
A reunião teve por finalidade, a presentação por parte da Cooperação Francesa, de um projeto de formação baseada em “Técnicas de Investigação” que pretende ser realizado de 9 a 13 de maio próximo, na cidade da Praia. Esta formação, segundo declarações do Capitão Hervé Blaise, é destinada a quinze funcionários desta Polícia.
A formação pretende ser realizada numa vertente teórica e outra prática, tendo por base a apresentação do fenómeno global do narcotráfico, apresentação de um caso real, através de exercícios no terreno, além da utilização do aplicativo de seguimento por geolocalização entre outros pontos.
Ainda no âmbito desta ação, será entregue à PJ, um conjunto de testes de deteção de drogas além de dois rastreadores, por forma a demostrar total abertura de diálogo e cooperação entre as duas entidades, sublinhou Hervé Blaise.
Da mesma forma, o Diretor Nacional, Ricardo Gonçalves enalteceu esta iniciativa realçando total engajamento e abertura para ações do género e augurando outras, além de agradecer pelo papel desempenhado pela Cooperação Francesa em Cabo Verde ao longo dos anos a nível geral e particularmente com a Polícia Judiciária.