- 12 de maio de 2022
- Posted by: brigida.morais@pj.gov.cv
- Category: Notícias
Os desafios que se colocam, passam pela “necessidade de afetação de mais recursos financeiros à PJ, necessidade de contratação urgente de pessoal, já que entre este ano de 2022 e o ano de 2023, dezasseis funcionários desde chefias superioras a intermédia vão aposentar-se o que pode configurar um problema sério para a instituição e o Governo já está ciente disso”.
Palavras proferidas esta manhã pelo Diretor Nacional, Dr. Ricardo Gonçalves, no âmbito da sessão solene em comemoração do 29º aniversário da criação da Polícia Judiciária de Cabo Verde.
O Diretor da PJ fez ainda menção, que há necessidade de incrementar ações de formação complementares. A PJ, segundo este interlocutor, tem que arranjar novos parceiros com capacidade de ministrar estes tipos de formação, devendo também o Estado intervir fortemente neste segmento.
A aquisição de novos equipamentos para o laboratório da Policia Cientifica e Técnica é necessária já que a PJ dispõe de funcionários bem preparados e motivados e estes equipamentos marcarão pela positiva a diferença, realçou Dr. Ricardo Gonçalves.
Ainda o Diretor da PJ frisou no seu discurso aspetos relacionados com a importância da cooperação policial internacional no combate a criminalidade organizada transacional, no combate a criminalidade interna este tendo o apoio de entidades como a Polícia Nacional, Forças Armadas, a ASA, a AAC, a ENAPOR, a Proteção Civil, as ONG´s e demais entidades públicas e privadas.
O Ministério Público tem um papel cimeiro tanto no que se refere à cooperação policial internacional, como também no combate interno à criminalidade. É ele o titular da ação penal, a quem a PJ tem por obrigação legal coadjuvar, quando entender, como entender e ase assim o entender, sendo esta uma exigência do próprio estado de direito democrático, asseverou o Diretor da PJ.
O ato realizado esta manhã na cidade da Praia, contou com a presença da sua Excelência, Sra. Ministra da Justiça, Dra. Joana Rosa que durante o seu discurso que existe sim a necessidade de se proceder à revisão do estatuto do pessoal da Polícia Judiciária, de fazer a promoção e formação do corpo de investigadores criminais isso através da criação de um corpo especializado, contando com o apoio de países parceiros que já possuem conhecimento e experiência nesta matéria.
É visto com apreço pela Ministra da Justiça, as melhorias no funcionamento da instituição, com maior envolvimento e autoestima, traduzidos no aumento da capacidade de intervenção da PJ, além do aumento da produtividade.
“O Governo reconhece o esforço abnegado de mulheres e homens que trabalham na Polícia Judiciária, dando o seu valioso contributo no combate à criminalidade e garante todo o apoio na materialização dos objetivos preconizados. Avultados investimentos e esforços têm sido feitos nos últimos anos, a nível da Polícia Judiciária, não obstante o quadro pandémico difícil que atravessamos, o que não impediu a que a Polícia Judiciária, dentro do quadro dos condicionalismos, deixasse de desempenhar de forma responsável as suas tarefas, traduzidas em várias apreensões de droga, na descoberta dos autores de vários crimes numa estreita cooperação com parceiros estratégicos”, reconhece a Ministra da Justiça, Dra. Joana Rosa.
Ainda foi realçado pela Ministra da Justiça, que há a necessidade de reforçar a PJ a nível dos recursos humanos com o recrutamento de mais funcionários, com equipamentos, infraestrutura física, sem esquecer do sistema de informação criminal além da rede informática.
Ainda foi referenciado pela Dra. Joana Rosa que durante os 29 anos de existência e 27 anos de árduo trabalho, a Policia Judiciária obteve sucessos assinaláveis na prevenção e investigação criminal, que resultaram na apreensão de dezenas de toneladas de estupefacientes, resolução de crimes dos mais complexos, desde homicídios a falsificação, roubos, corrupção, peculatos entre outros crimes.
Durante o ato solene foi realizado ainda, a entrega de certificados de reconhecimento e apreço à ex-funcionários da PJ e homenagem aos funcionários por ordem de antiguidade nesta Polícia.
O ato solene em comemoração dos 29 anos da Polícia Judiciária de Cabo Verde realizado na sala de banquete da Assembleia Nacional na cidade da Praia, contou com a presença de altos magistrados, representantes de vários ministérios, como caso do Ministério da Justiças da Polícia Nacional, Forças Armadas, Coordenadora Sénior da ONUDC em Cabo Verde, representantes diplomáticos, funcionários da Polícia Judiciária entre outros.