- 18 de maio de 2022
- Posted by: brigida.morais@pj.gov.cv
- Category: Notícias
O Diretor Nacional da Polícia Judiciária, Dr. Ricardo Gonçalves, acompanhado do Diretor Central de Investigação Criminal, Dr. Euclides Mascarenhas, receberam esta manhã, em visita, o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Major-General Anildo Emanuel da Graça Morais e uma delegação de militares, com a finalidade de entregarem um diploma e um troféu em reconhecimento pela cooperação de excelência existente entre as duas autoridades.
O Diretor Nacional da Polícia Judiciária, Dr. Ricardo Gonçalves agradeceu primeiramente a visita e o gesto de reconhecimento por parte da Instituição Castrense para com a Polícia Judiciária e particularmente ao CEMFA pelo trabalho feito em prol de Cabo Verde, pois deixa um legado.
O DNPJ abordou que a parceria com as Forças Armadas é importante para Polícia Judiciária, principalmente no que diz respeito no combate ao crime organizado e isso pôde ser observado na última apreensão de droga realizada no passado mês de abril.
Já o Chefe do Estado – Maior das Forças Armadas, Major – General Anildo Morais, avançou que a colaboração e sinergia existente entre estas duas instituições tem sido feita com base no bem comum e na segurança do país.
As Forças Armadas e a Polícia Judiciária têm desenvolvido ao longo dos anos uma sinergia e cooperação com resultados extremamente satisfatórios, pontuou ainda o Chefe do Estado – Maior das Forças Armadas, realçando a necessidade de melhoramento em ações de treinamento de forma conjunta. A ideia, é que haja sempre uma melhoria em termos de preparações e maior eficácia durante as operações efetuadas pelas duas forças de segurança. Neste sentido, aponta que devem ser criadas mais oportunidades de treinamento entre as Forças Armadas e a Polícia Judiciária para estarem sempre à altura dos desafios.
Já o Capitão Arsénio Andrade, presente no ato, teceu algumas palavras em representação das Forças Amadas, agradecendo a Polícia Judiciária por receber a delegação em suas instalações, realçando ainda que a cooperação e parceria com outras entidades é sempre bem-vinda, e participialmente com a PJ, parceiro com inúmeras ações realizadas em conjunto.
O gesto por parte das Forças Armadas de Cabo Verde para com a Polícia Judiciária de oferecer um diploma e um troféu em reconhecimento pela cooperação de excelência, reforça a parceria de longa data e em vários âmbitos entre as instituições.