- 4 de fevereiro de 2022
- Posted by: brigida.morais@pj.gov.cv
- Category: Notícias
A Direção Nacional Polícia Judiciária recebeu nesta sexta-feira, 04 de fevereiro, uma visita da Sra. Ministra da Justiça, Dra. Joana Rosa, onde tomou parte num primeiro momento, de um encontro com o Diretor Nacional da PJ, Dr. Ricardo Gonçalves e Chefes de Secção da Instituição.
Segundo a Ministra Joana Rosa em declarações aos jornalistas, a margem da visita, o objetivo do encontro, foi de tomar pulso das ações que estão sendo desenvolvidas pela Direção Nacional.
Um ponto realçado durante o encontro com a Direção Nacional, foi a instalação do Instituto de Medicina Legal, segundo a Ministra em que o estatuto vai ser aprovado em março próximo;
Ainda foi abordado a questão do funcionamento e equipamentos necessários a adquirir para o referido Instituto.
Ademais, foi abordado as vantagens para a investigação criminal, com criação de várias áreas como de patologia, biologia, autópsia, toxicologia, entre outros, com apoio do Instituto de Medicinal Legal de Portugal.
No mês de março vai se avançar ainda com uma formação de especialidade a distância com duração de cerca de mais de um ano e no final do curso, uma equipa de Portugal vai dirigir-se a Cabo Verde para a realização da parte prática. A referida formação é dirigida a Químicos, Médicos, Biólogos. Psicólogos, e também dirigida à PJ, em suma vai-se criar condições para instalação de forma faseada dos laboratórios do Instituto no país.
Num segundo momento, a Ministra da Justiça procedeu a um encontro com todos os funcionários da PJ, onde realçou a questão do trabalho da PJ com a prevenção e o bom suporte a investigações criminais de diversas ordens e a confiança que a tutela deposita sobre a Polícia Judiciária.
Da parte da Polícia Judiciária, através do Diretor Nacional, Ricardo Gonçalves, a base da PJ está em congregar, unir esforços para um pleno funcionamento, onde desejam ter incentivos ao combate a criminalidade e, para isso, o Diretor Nacional Ricardo Gonçalves pede o engajamento dos funcionários, onde aponta que a direção está aberta ao diálogo com todos os funcionários, palavras realçadas também pela Ministra Joana Rosa.
A Ministra Joana Rosa realçou na ocasião ainda que a PJ não vive período de tensão, respondendo a questões dos jornalistas, referindo ainda à instituição trabalha na normalidade, onde continuam a fazer as suas investigações, detém cooperação com outras instituições, e aproveitou o momento para responder que as questões relacionadas com buscas, no que toca a investigações criminais, não devem ser colocadas à Ministra nem tão pouco a Policia Judiciária, mas sim ao Ministério Público.
A Ministra aponta que a PJ é uma instituição séria e tem demostrado a sociedade cabo-verdiana, o quanto é capaz de fazer do ponto de vista da criminalidade, cada dia mais com dedicação, com pessoas altamentes qualificadas e com formação sólida.
A PJ deve garantir, segundo a Ministra, bons resultados em investigações criminais, esclarecimento de crimes que vem acontecendo, trabalhar na prevenção alta criminalidade, crimes de droga entre outros.