- 24 de fevereiro de 2022
- Posted by: brigida.morais@pj.gov.cv
- Category: Notícias
A formação que teve início esta manhã, pretende trazer maior capacitação em casos de primeiros-socorro demostrando aos formandos como atuar dependente das situações encontradas no terreno pelos agentes da PJ antes da chegada de ajuda especializada.
Ao todo, são 21 funcionários que participam desta ação de formação que decorre esta quinta e sexta-feira nas Instalações da Direção Central da Policia Judiciária.
A ação é ministrada pela Enfermeira e Bombeiro Municipal, Carmem Carvalho, que avança que foi realizada esta manhã, a parte teórica, com demostração de como proceder em situações de agressão com arma branca ou arma de fogo, ou mesmo em casos de os agentes encontrarem pessoas em situação de paragem cardíaca.
É ministrada uma parte teórica e prática, conceitos básicos, medidas de precaução, no que toca aos primeiros socorros, avança a formadora.
Também está incluída na formação de dois dias, uma valência de rapel tático, como aponta o formador, Eder Lopes, instrutor de Rapel, neste caso de rapel tático para segurança.
Este avança que é fornecido aos formandos, informações e táticas precisas de como proceder quando acontece uma incursão. A ideia é aprenderem como proceder numa descida, de forma controlada ou mesmo em situação de uma operação numa fachada de uma residência ou de um prédio,
Também estes procedimentos são estendidos ao pessoal de Brigada da PJ para situações de remoção de cadáveres de zonas de difícil acesso, aponta o formador, avançando ainda que agora detém de melhores valências de segurança durante operações no terreno.
Esta manhã foi realizada a parte teórica e a tarde foi dedicada a parte prática com adestramento para que os formandos ganhem confiança e dinâmica ao realizar o rapel em descidas, onde também consta o treino prático específico para pessoal de segurança, conclui Eder Lopes.
A formação quem se realiza durante esta quinta e sexta-feira, é destinada ao Corpo de segurança da PJ e pessoal da 2ª Secção de Investigação de Crimes Contra Pessoas da Direção Central da PJ, contemplando dois grupos.
A ação decorre nas instalações da Direção Central de Investigação Criminal da Polícia Judiciária na cidade da Praia.