- 16 de agosto de 2022
- Posted by: brigida.morais@pj.gov.cv
- Category: Notícias
A Polícia Judiciária recebeu, no passado dia 11 de agosto, a visita da Delegação do Gabinete de Recuperação de Ativos Criminais do Senegal Office National de Recouvrement des Avoirs Criminels (ONRAC) com o propósito de conhecer a funcionalidade da sua congénere cabo-verdiana, o Gabinete de Recuperação de Ativos (GRA).
A Polícia Judiciaria fez-se representar na reunião, pelo Diretor Central de Investigação Criminal da Polícia Judiciária, Euclides Mascarenhas, o Diretor de Gabinete de Cooperação Internacional, Natal Prado, além do Diretor do Gabinete de Recuperação de Ativos, Jacinto do Canto.
Através de uma apresentação, o Diretor do GRA explicou aos presentes a estrutura do Gabinete que funciona nas instalações da Polícia Judiciária, as maiores necessidades atuais bem como ações que estão a ser desenvolvidas no momento.
O Gabinete do GRA, tem a coordenação alocada na Polícia Judiciária e detém vários pontos focais, sendo devidamente equipada na cidade da Praia e em Mindelo e conta com o apoio do GIABA e da Cooperação Inglesa.
Várias foram as questões levantadas pelo Diretor-Geral da ONRAC, M.Mor Ndiaye desde o modo de trabalho do gabinete em Cabo Verde, à forma de aplicação de vários processos que têm em mãos sendo que a estrutura congénere está no processo de recolha de imputs para reforço das capacidades dos membros do ONRAC.
Outro ponto abordado por este responsável, passa pelo reforço da cooperação da instituição senegalesa e sua congénere, tendo como base a experiência do GRA e do GAB de Cabo Verde, tanto a nível organizacional como operacional em relação ao processo de recuperação e gestão de bens criminais.
A Delegação do Gabinete de Recuperação de Ativos Criminais do Senegal (Office Nationale de Recouvrement des Avoirs Criminels) esteve acompanhada nesta visita pela Senior Law Enforcement Advisor do ONUDC, Dra. Solange Lisboa Ramos.