- 18 de janeiro de 2023
- Posted by: brigida.morais@pj.gov.cv
- Category: Notícias
A Polícia Judiciaria, através da sua Diretora Ivanilda Varela, recebeu em visita de cortesia na terça-feira, 17 de janeiro, o Magistrado de Ligação da França, Philippe Faisandier acompanhado do Adjunto do Embaixador da França em Cabo Verde, Augustin Berger.
Nesta que é a sua quarta missão à Cabo Verde, o Magistrado de Ligação, aproveitou a sua estada no país para apresentar os seus cumprimentos à Diretora Nacional da Polícia Judiciária (DNPJ) que esteve acompanhada durante o encontro pelo Diretor Central de investigação Criminal, Dr. Euclides Mascarenhas e o Diretor do Gabinete de Cooperação Internacional, Dr. Natal Prado.
Durante o encontro, foi possível abordar questões como o foco de desenvolvimento da cooperação entre as duas partes como caso do domínio judicial, assim como o papel dos dois países nos processos de extradição. Também foi abordado a ideia de se criar maior dinamismo com a realização de formações de diversos níveis para a classe policial.
Nas palavras da DNPJ, é fundamental que os laços de amizade e corporação entre Cabo Verde e França sejam estreitados, com especial realce para a área judicial em que a Dra. Ivanilda Varela afirmou que a troca de informação entre os oficiais de ligação e a Polícia Científica é imprescindível para o sucesso de qualquer ação que envolva os dois países, um fato que muito agrada a PJ pelo histórico existente entre as partes.
Na mesma linha, o Diretor Central de Investigação Criminal realçou que a parceria entre a PJ e a Embaixada de França no âmbito da cooperação vai prosseguir e apontou que a intensão é torna-la ainda mais célere.
Não obstante a este fato, o DCIC, demostrou preocupação com relação aos novos percursos efetuados pelos traficantes na costa africana no domínio do tráfico transacional. Neste sentido, o Magistrado de Ligação da França avançou que, a base é mesmo de reforçar a cooperação com a PJ e outras forças de segurança do país, particularmente na área judicial para que haja melhorias na troca de informação como por exemplo quando há necessidade de realizar interceções de traficantes quer por via marítima ou aérea.
A Diretora da PJ, Dra. Ivanilda Varela acrescentou ainda que, do que depender da PJ, a Embaixada da França terá total apoio lá onde se mostre necessário e agradeceu pela realização da visita. Na sequência, o Magistrado de Ligação, Philippe Faisandier teceu palavras de agradecimento pela disponibilidade da Direção da PJ de recebê-lo em visita e augurou melhores sucessos à Polícia Judiciária.