Policia Judiciária
Horário de funcionamento: 8:00 - 17:00
Serviço de Piquete: 24h
Chamada emergência: Praia: 134
Sal/São Vicente: 800 11 34
  • Início
  • A Instituição
    • Bem-vindos
    • Sobre Nós
    • Competências
    • Estatística
  • Notícias
  • Pedidos de colaboração
    • Procurados
    • Desaparecidos
  • Documentação e Legislação
  • Recrutamento
  • Aconselhamento
  • Contacto
Policia Judiciária
  • Início
  • A Instituição
    • Bem-vindos
    • Sobre Nós
    • Competências
    • Estatística
  • Notícias
  • Pedidos de colaboração
    • Procurados
    • Desaparecidos
  • Documentação e Legislação
  • Recrutamento
  • Aconselhamento
  • Contacto
Horário de funcionamento: 8:00 - 17:00
Serviço de Piquete: 24h
Chamada emergência: Praia: 134
Sal/São Vicente: 800 11 34
HomeHistória

Breve História

A Policia Judiciária foi criada a 12 de Maio de 1993, pelos Decretos Legislativos ns.º 4 e 5/93, no uso da autorização legislativa concedida pela Lei nº 65/IV/92, de 30 de Setembro.

O Capitão das Forças Armadas, Abailardo Barbosa Amado, foi o primeiro Director Central da PJ, cabendo-lhe a tarefa de iniciar a edificação desta instituição. O período que se seguiu à criação legal da PJ foi aproveitado para se proceder à seleção, mediante concurso público, dos quadros, que após formação específica em investigação criminal e técnicas lofoscópicas no país e em Portugal, ministrada pelo Instituto Superior de Policia Judiciária e Ciências Criminais, viriam a integrar as categorias de técnicos profissionais de Lofoscopia, Agentes, Subinspetores e Inspectores do quadro da PJ Cabo-verdiana.

Assim em 1994, realizou-se o I Curso de Formação de Lofoscopistas e de Agentes da Polícia Judiciária, frequentado e concluído por 3 e 20 candidatos, respetivamente.

Os oito primeiros classificados no I Curso de Formação de Agentes, foram selecionados para a frequência do I Curso de Formação de Subinspetores, em Portugal, o qual terminaram com aproveitamento. Ao mesmo tempo, eram selecionados, também por concurso público, 4 indivíduos para a frequência, em Portugal, do I Curso de Formação de Inspectores da Polícia Judiciária.

Os primeiros Lofoscopistas, Agentes, Subinspetores e Inspectores da Polícia Judiciária tomaram posse nas respectivas categorias em Janeiro de 1995.

Dotada dos seus primeiros quadros, a PJ lançou-se na investigação da criminalidade e com especial atenção à criminalidade organizada, designadamente do tráfico de cocaína, que silenciosamente, porque não havia apreensões nem detenções, corroía a nossa sociedade. É assim que após várias semanas de recolha, tratamento e análise de informações, a Policia Judiciária, desencadeou no dia 28 de Março de 1995, a sua primeira operação de grande envergadura, em vários hotéis e residenciais da Cidade da Praia, todos situados a escassos metros das autoridades, que culminou com apreensão de 42 Kg de cocaína e detenção de 28 traficantes de diferentes nacionalidades.

 

Baixa aqui: Historia

Diretores

  • All
  • Diretores
Array
Diretores
Abailardo Amado
Array
Diretores
Arlindo Figueiredo e Silva
Array
Diretores
Felismino Cardoso
Array
Diretores
Virgílio Lopes Varela
Array
Diretores
Óscar Tavares
Array
Diretores
José Carlos Lopes Correia
Array
Diretores
Carlos Monteiro Reis
Array
Diretores
Patrício Monteiro Varela
Array
Diretores
António Sebastião Sousa
Policia Judiciária

29 anos de comprometimento e perseverança na luta contra o crime.

Links extras

  • Interpol
  • Protecão Cívil
  • Ministério Justiça
  • Página do Governo
  • LegisPalop
  • Polícia Nacional
  • Porton di nos ilha
  • Supremo Tribunal de Justiça

Noticias recentes

  • 𝐅𝐨𝐫𝐦𝐚çã𝐨 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐓𝐫á𝐟𝐢𝐜𝐨 𝐝𝐞 𝐒𝐞𝐫𝐞𝐬 𝐇𝐮𝐦𝐚𝐧𝐨𝐬 𝐞 𝐂𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚𝐛𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐝𝐞 𝐏𝐞𝐬𝐬𝐨𝐚𝐬 𝐭𝐞𝐫𝐦𝐢𝐧𝐚 𝐜𝐨𝐦 𝐞𝐧𝐭𝐫𝐞𝐠𝐚 𝐝𝐞 𝐝𝐢𝐩𝐥𝐨𝐦𝐚𝐬
  • 𝐈𝐥𝐡𝐚 𝐝𝐨 𝐒𝐚𝐥 – 𝐇𝐨𝐦𝐞𝐦 𝐝𝐞𝐭𝐢𝐝𝐨 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐏𝐉 𝐢𝐧𝐝𝐢𝐜𝐢𝐚𝐝𝐨 𝐩𝐨𝐫 𝐚𝐛𝐮𝐬𝐨 𝐬𝐞𝐱𝐮𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐦𝐞𝐧𝐨𝐫 𝐞𝐦 𝐩𝐫𝐢𝐬ã𝐨 𝐩𝐫𝐞𝐯𝐞𝐧𝐭𝐢𝐯𝐚
  • 𝐏𝐫𝐚𝐢𝐚 – 𝐂𝐅𝐏𝐉 𝐚𝐜𝐨𝐥𝐡𝐞 𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚çã𝐨 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐭𝐫á𝐟𝐢𝐜𝐨 𝐝𝐞 𝐬𝐞𝐫𝐞𝐬 𝐡𝐮𝐦𝐚𝐧𝐨𝐬 𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚𝐛𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐝𝐞 𝐩𝐞𝐬𝐬𝐨𝐚𝐬 𝐦𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐚𝐝𝐚 𝐩𝐨𝐫 𝐞𝐬𝐩𝐞𝐜𝐢𝐚𝐥𝐢𝐬𝐭𝐚𝐬 𝐞𝐬𝐩𝐚𝐧𝐡ó𝐢𝐬

Contactos

Praia/Achada Grande Frente

2605600/ 2621415

Mindelo/Av. Marginal

2300260/2325002

Espargos – Pretória

2412323/ 2412296

Boavista

2512495

Assomada

2605600

© 2025 Policia Judiciária Design by Zing Developers, LDA