Policia Judiciária
Horário de funcionamento: 8:00 - 17:00
Serviço de Piquete: 24h
Chamada emergência: Praia: 134
Sal/São Vicente: 800 11 34
  • Início
  • A Instituição
    • Bem-vindos
    • Sobre Nós
    • Competências
    • Estatística
  • Notícias
  • Pedidos de colaboração
    • Procurados
    • Desaparecidos
  • Documentação e Legislação
  • Recrutamento
  • Aconselhamento
  • Contacto
Policia Judiciária
  • Início
  • A Instituição
    • Bem-vindos
    • Sobre Nós
    • Competências
    • Estatística
  • Notícias
  • Pedidos de colaboração
    • Procurados
    • Desaparecidos
  • Documentação e Legislação
  • Recrutamento
  • Aconselhamento
  • Contacto
Horário de funcionamento: 8:00 - 17:00
Serviço de Piquete: 24h
Chamada emergência: Praia: 134
Sal/São Vicente: 800 11 34
HomeHistória

Breve História

A Policia Judiciária foi criada a 12 de Maio de 1993, pelos Decretos Legislativos ns.º 4 e 5/93, no uso da autorização legislativa concedida pela Lei nº 65/IV/92, de 30 de Setembro.

O Capitão das Forças Armadas, Abailardo Barbosa Amado, foi o primeiro Director Central da PJ, cabendo-lhe a tarefa de iniciar a edificação desta instituição. O período que se seguiu à criação legal da PJ foi aproveitado para se proceder à seleção, mediante concurso público, dos quadros, que após formação específica em investigação criminal e técnicas lofoscópicas no país e em Portugal, ministrada pelo Instituto Superior de Policia Judiciária e Ciências Criminais, viriam a integrar as categorias de técnicos profissionais de Lofoscopia, Agentes, Subinspetores e Inspectores do quadro da PJ Cabo-verdiana.

Assim em 1994, realizou-se o I Curso de Formação de Lofoscopistas e de Agentes da Polícia Judiciária, frequentado e concluído por 3 e 20 candidatos, respetivamente.

Os oito primeiros classificados no I Curso de Formação de Agentes, foram selecionados para a frequência do I Curso de Formação de Subinspetores, em Portugal, o qual terminaram com aproveitamento. Ao mesmo tempo, eram selecionados, também por concurso público, 4 indivíduos para a frequência, em Portugal, do I Curso de Formação de Inspectores da Polícia Judiciária.

Os primeiros Lofoscopistas, Agentes, Subinspetores e Inspectores da Polícia Judiciária tomaram posse nas respectivas categorias em Janeiro de 1995.

Dotada dos seus primeiros quadros, a PJ lançou-se na investigação da criminalidade e com especial atenção à criminalidade organizada, designadamente do tráfico de cocaína, que silenciosamente, porque não havia apreensões nem detenções, corroía a nossa sociedade. É assim que após várias semanas de recolha, tratamento e análise de informações, a Policia Judiciária, desencadeou no dia 28 de Março de 1995, a sua primeira operação de grande envergadura, em vários hotéis e residenciais da Cidade da Praia, todos situados a escassos metros das autoridades, que culminou com apreensão de 42 Kg de cocaína e detenção de 28 traficantes de diferentes nacionalidades.

 

Baixa aqui: Historia

Diretores

  • All
  • Diretores
Array
Diretores
Abailardo Amado
Array
Diretores
Arlindo Figueiredo e Silva
Array
Diretores
Felismino Cardoso
Array
Diretores
Virgílio Lopes Varela
Array
Diretores
Óscar Tavares
Array
Diretores
José Carlos Lopes Correia
Array
Diretores
Carlos Monteiro Reis
Array
Diretores
Patrício Monteiro Varela
Array
Diretores
António Sebastião Sousa
Policia Judiciária

29 anos de comprometimento e perseverança na luta contra o crime.

Links extras

  • Interpol
  • Protecão Cívil
  • Ministério Justiça
  • Página do Governo
  • LegisPalop
  • Polícia Nacional
  • Porton di nos ilha
  • Supremo Tribunal de Justiça

Noticias recentes

  • 𝐏𝐨𝐥í𝐜𝐢𝐚 𝐉𝐮𝐝𝐢𝐜𝐢á𝐫𝐢𝐚 𝐚𝐬𝐬𝐢𝐧𝐚𝐥𝐚 𝟑𝟐.º 𝐚𝐧𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬á𝐫𝐢𝐨 𝐜𝐨𝐦 𝐜𝐨𝐧𝐟𝐞𝐫ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐬𝐞𝐠𝐮𝐫𝐚𝐧ç𝐚 𝐦𝐚𝐫í𝐭𝐢𝐦𝐚 𝐞𝐦 𝐒ã𝐨 𝐕𝐢𝐜𝐞𝐧𝐭𝐞
  • 𝐃𝐍𝐏𝐉 𝐃𝐢𝐬𝐜𝐮𝐫𝐬𝐚 𝐧𝐚 𝐀𝐛𝐞𝐫𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐝𝐚 𝐅𝐨𝐫𝐦𝐚çã𝐨 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐚𝐝𝐚 𝐩𝐨𝐫 𝐄𝐬𝐩𝐞𝐜𝐢𝐚𝐥𝐢𝐬𝐭𝐚𝐬 𝐝𝐚 𝐏𝐨𝐥í𝐜𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐑𝐨𝐭𝐞𝐫𝐝ã𝐨 𝐧𝐚 𝐂𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐚 𝐏𝐫𝐚𝐢𝐚
  • 𝐏𝐫𝐚𝐢𝐚 – 𝐏𝐫𝐢𝐬ã𝐨 𝐩𝐫𝐞𝐯𝐞𝐧𝐭𝐢𝐯𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐡𝐨𝐦𝐞𝐦 𝐝𝐞𝐭𝐢𝐝𝐨 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐏𝐉 𝐬𝐮𝐬𝐩𝐞𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐩𝐫á𝐭𝐢𝐜𝐚 𝐝𝐞 𝐜𝐫𝐢𝐦𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐭𝐫á𝐟𝐢𝐜𝐨 𝐝𝐞 𝐝𝐫𝐨𝐠𝐚𝐬, 𝐜𝐨𝐧𝐯𝐞𝐫𝐬ã𝐨 𝐞 𝐩𝐨𝐬𝐬𝐞 𝐢𝐥𝐞𝐠𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐚𝐫𝐦𝐚𝐬

Contactos

Praia/Achada Grande Frente

2605600/ 2621415

Mindelo/Av. Marginal

2300260/2325002

Espargos – Pretória

2412323/ 2412296

Boavista

2512495

Assomada

2605600

© 2025 Policia Judiciária Design by Zing Developers, LDA