Bem-vindos

O preâmbulo do Decreto Legislativo que em maio de 1993 criou a Polícia Judiciária de Cabo Verde, define o propósito deste importante órgão auxiliar da justiça, como a satisfação de uma necessidade pública, ou seja, a prevenção, deteção e combate à criminalidade. Já nessa altura, o legislador compreendeu que somente uma nova entidade policial, vocacionada e especializada na prevenção, deteção e combate aos crimes mais complexos, violentos e organizados, poderia fazer face a esses fenómenos criminais.

25 anos se passaram e, ao longo desse tempo, a Polícia Judiciária tem cumprido com rigor e proficiência técnica, as competências funcionais que lhe foram legalmente atribuídas.

Na linha da frente do combate às formas de criminalidade mais gravosas e de maior danosidade social, trabalhando, muitas vezes, em cenários de especial complexidade, conseguiu afirmar-se e granjeou respeito, dignidade e simpatia entre congéneres e organismos nacionais e internacionais.

À luz do excelente relacionamento que a Polícia Judiciária tem desenvolvido com as demais forças de segurança nacionais, cada uma na sua esfera de competência, concorrendo da mesma maneira para o combate firme à criminalidade e à realização da justiça no sentido lato, podemos assegurar que estamos no caminho certo para a manutenção e reforço da autoridade de Cabo Verde, enquanto Estado de direito Democrático.

Num contexto de dificuldades e limitações próprias do país real que temos, aprendeu a crescer, fazendo muito com muito pouco, inovando e buscando a superação, permanentemente, para que possa estar sempre à altura das dinâmicas evolutivas da moderna criminalidade, cujos protagonistas investem, diariamente, em mecanismos preocupantes de sofisticação criminal.

Na vanguarda das novas tecnologias, enfrenta com criatividade e dinamismo, os desafios do conhecimento e da modernidade.

O novo portal da instituição é um exemplo deste esforço permanentemente renovado em busca de constantes ganhos de produtividade e de eficiência, na racionalidade e simplificação de procedimentos.

O website que ora se apresenta com uma nova “roupagem”, foi pensado, também, como um mecanismo de proximidade entre a Polícia Judiciária e a comunidade. Nele, o interlocutor tem a sua disposição uma variedade de opções que lhe oferece maior possibilidade de interação com esta força policial.

O sistema de denúncias anónimas, assim como o espaço virtual criado para o esclarecimento de dúvidas relativamente ao funcionamento da PJ passam, agora, a estar disponíveis, para servir os cidadãos sempre que preciso for.

Outras funcionalidades e facilidades também estarão ao alcance dos leitores que aos poucos vão desbravando os caminhos dessa nova plataforma aqui apresentada que, entre outros, contém toda a informação pública e institucionalmente relevante.

Sejam, todos, bem-vindos ao nosso novo website, pensado para ser o rosto de uma Policia Judiciária transparente, ao serviço da Justiça e do Cidadão.