Polícia Judiciária e UIF assinam acordo de Cooperação Bilateral

 

A Polícia Judiciária e a Unidade de Informação Financeira (UIF) assinaram, na tarde desta segunda-feira, 03, um acordo de cooperação bilateral, em matéria de Lavagem de Capitais e Financiamento do Terrorismo, através dos seus representantes, Dr. António Sebastião Sousa, Diretor Nacional da Polícia Judiciária (PJ), e Dra. Edelfride Barbosa Almeida, Diretora da Unidade de Informação Financeira (UIF).

Conforme o documento, “a UIF e a PJ partilham da vontade de apostar seriamente na melhoria da eficiência e da eficácia das suas atuações, merecendo a relação com os cidadãos e os seus diversos representantes, um especial destaque, porquanto o estabelecimento de uma relação de diálogo, colaboração, baseada na confiança mútua, na transferência e na boa fé, permitirá prevenir e combater os crimes de LC/FT/FP e detetar situações suspeitas”.

O protocolo, que tem a validade de dois anos, renováveis, tem por objeto enquadrar e formalizar as ações de cooperação entre a UIF e a PJ, relativamente a matérias de interesses comuns nas áreas de formação e sensibilização, para prevenção e combate aos crimes de Lavagem de Capitais, Financiamento do Terrorismo e Proliferação, tendo em conta as respetivas competências legais orgânicas nessas áreas.

“No fundo promete centrar mais na vertente da formação mas também em partilha de informações. Está é, também, uma forma de reforçar as relações entre as duas instituições, que sempre foram muito boas”, disse o Diretor da Polícia Judiciária.

“Basicamente isto nada mais é do que reduzir à escrita aquilo que tem sido a prática”, reforçou a Diretora da UIF.

Durante o ato estiveram presentes, ainda, a Diretora Nacional Adjunta da Polícia Judiciária, Dra. Jacqueline Semedo, os Inspetores-Chefes das Secções de Crimes Económicos, Financeiros e Lavagem de Capitais, e a Coordenadora de Prevenção e Controlo da Unidade de Informação Financeira (UIF), Dra. Dulceneia Correia.